Muitos líderes e profissionais em geral preferem oferecer respostas e orientações nos momentos de dúvida e questionamento de algum membro da equipe ou colega. Claro que não devemos nos furtar em exercer o papel de conselheiros e experts em determinados assuntos, mas há uma outra forma, talvez mais efetiva de se solucionar problemas, de se superar desafios, e acima de tudo desenvolver pessoas: as Perguntas Poderosas.
Tratam-se de questionamentos que levam o interlocutor a fazer um mergulho no seu conhecimento ou na situação em questão para organizar um resposta clara, onde é impossível se responder simplesmente SIM ou NÃO, gerando a necessidade de uma explicação melhor elaborada.
Quando aquele que foi questionado escutou ativamente e entendeu claramente a pergunta e, se coloca à disposição para trabalhar a melhor resposta “enfrentando” verdadeiramente a pergunta poderosa, é muito comum obter novos insights da situação. Isto pode ser percebido em situações de coaching, durante a verbalização da resposta do coachee, quando diminui a velocidade da fala, os olhos se movimentam, e começa gradativamente a se organizar um conjunto de novas alternativas de ação que exploram facetas do problema que ainda não havia sido percebidas.
Veja alguns exemplos de Perguntas Poderosas:
– Qual o principal desafio enfrentado hoje?
– O que realmente gostaria obter ao término do projeto ou tarefa? E por que isto é importante para voce?
– Como voce avalia os riscos e benefícios desta ação proposta?
– Quem poderá contribuir efetivamente com a resolução deste problema?
E para concluir responda para si mesmo… como voce poderá se beneficiar do uso das perguntas poderosas?